Bauru novo lar: Inserção social de refugiados

Local: Unisagrado Fale com o Coordenador: extensao@unisagrado.edu.br

Sobre o Projeto

O projeto Bauru Novo Lar pretende auxiliar no processo de inserção social e de integração local do refugiado no município de Bauru por meio de ações integradas realizadas pelos docentes e discentes dos mais variados cursos do Centro Universitário Sagrado Coração, visando fortalecer a promoção de uma cultura de respeito e de não discriminação. O projeto será desenvolvido, em um primeiro momento, com os refugiados residentes ou de passagem pelo município, visando dar condições de inclusão para este grupo específico por meio de ações específicas realizadas por cada curso do Unisagrado. Em um segundo momento, o público alvo será a própria comunidade bauruense, com destaque para a realização de reflexões interculturais nas escolas públicas e privadas do município.

• Sensibilizar os atores locais sobre a temática
  • Promover ações na cidade que envolva as metas
  • Envolvimento dos cidadãos, especialmente os jovens, no processo

Público alvo

Comunidade do município de Bauru.

Estatística

Atuação com refugiados do município de Bauru.

Metodologias

O projeto será desenvolvido em duas frentes. Em primeiro lugar, o público alvo serão os refugiados residentes ou de passagem pelo município de Bauru, visando produzir conhecimentos emancipatórios por meio de uma relação dialógica estabelecida entre acadêmicos e refugiados, proporcionando a este grupo um saber na área de Democracia, participação e cidadania, visando, acima de tudo,  oportunizar a inclusão e emancipação dos refugiados. Isso porque os refugiados não possuem participação na construção normativa e na dinâmica do funcionamento da democracia brasileira, sendo necessário que os mesmos compreendam o funcionamento e as características da cidadania no Brasil a partir dos direitos sociais, civis e políticos. Com isso, são criadas situações nas quais os refugiados possam se apropriar do conhecimento acerca da cidadania e transformar em instrumento para superação de problemas cotidianos, compreendendo, por exemplo, a necessidade do acompanhamento de políticas públicas.