Facebook Pixel Fallback

Setembro Amarelo no UNISAGRADO conta com palestras e oficina sobre a prevenção ao suicídio

Programação de atividades será do dia 06 ao 30 de setembro. Inscrições podem ser realizadas até o dia 29



O UNISAGRADO, realiza durante o mês de setembro atividades de conscientização para a prevenção do suicídio. Através de palestras e oficinas gratuitas, toda a comunidade interna e externa poderão participar de reflexões acerca da importância da campanha do Setembro Amarelo, suicídio em mulheres, protocolos de atenção, prevenção e pósvenção ao suicídio. Para participar as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link, até 29 de setembro.

A programação inicia na primeira semana de setembro com a distribuição de fitas amarelas pelo campus . No dia 06 de setembro, o professor da Unesp – Bauru, Dr. Osvaldo Gradella Junior e a graduanda em Psicologia, Ariane Vieira de Souza, ministrarão um encontro sobre as contribuições da Psicologia sócio-histórica sobre ideação e tentativa de suicídio em mulheres. O dia 17, conta com duas atividades, a palestra sobre os protocolos de atenção ao suicídio, com o coordenador médico do Centro de Treinamento e Simulação SOS Vidas e Médico do SAMU 192 - Regional Bauru/SP, Paulo Pepulim Bastos. Seguida pela palestra “Prevenção e pósvenção ao suicídio”, ministrada pela Psicóloga Clinica, Coordenadora do Grupo de Prevenção ao Suicídio de Marília/SP, Luciana Zombini Handa.

No último dia do mês, os participantes acompanharão a palestra “Suicídio: o que saber para prevenir”, com a professora e pesquisadora Ma. Tatiana Ramos Netto. Encerrando as atividades, o coordenador do curso de Teatro do UNISAGRADO, Dr. Rafael Resende Marques da Silva e os discentes do 1º ano do curso, participarão de um teatro fórum sobre o tema suicídio.

Confira a programação completa

  • 06/09 – das 17h às 20h, encontro “Contribuições da psicologia sócio-histórica sobre ideação e tentativa de suicídio em mulheres”, por Ariane Vieira de Souza e Dr. Osvaldo Gradella Junior, Anfiteatro E-001;
  • 17/09 – das 19h às 20h15, palestra “Protocolos de Atenção ao Suicídio”, por Paulo Pepulim Bastos, Auditório Clélia Merloni;
  • 17/09 – das 20h15 às 22h15, palestra “Prevenção e Pósvenção ao Suicídio”, por Luciana Zombini Handa, Auditório Clélia Merloni;
  • 30/09 – das 19h15 às 20h30, palestra “Suicídio: o que saber para prevenir”, por Ma. Tatiana Ramos Netto, Auditório João Paulo II;
  • 30/09 – das 20h30 às 22h15, apresentação de Teatro Fórum sobre o tema Suicídio com a participação do coordenador do curso de Teatro, Dr. Rafael Resende Marques da Silva e, dos discentes do 1º ano do curso, Auditório João Paulo II.

Mais sobre o Setembro Amarelo

A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio teve início, no Brasil, em 2015 e é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é de associar à cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Desta forma, diversas instituições, empresas e a população de modo geral se unem para discutir sobre o tema, entender quem passa por situações que levem às ideias suicidas, e assim, poder contribuir na identificação e na conscientização de mais pessoas.

Serviço

As inscrições para a programação do Setembro Amarelo podem ser realizadas gratuitamente clicando aqui, até o dia 29 de setembro. O UNISAGRADO  fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru – SP. Mais informações pelo telefone (14) 2107-7324 / 7398 e e-mail: extensao@usc.br.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8918-setembro-amarelo-no-unisagrado-conta-com-pale.html
Tags: USC. Setembro Amarelo, Programação


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro