O Ensino de Ciências Naturais: Histórias Problematizadoras na Educação Básica

Fale com o Coordenador: extensao@unisagrado.edu.br

Sobre o Projeto

As histórias problematizadoras (HPs) são textos curtos, que apresentam uma situação hipotética, vivida por personagens fictícios, que conduzem o leitor a buscar uma solução para o problema levantado. Para a solução do problema é importante trabalhar em grupo e utilizar o material disponibilizado pelo professor. Neste sentido, o objetivo do projeto de extensão é promover a formação continuada de professores que atuam no na educação infantil e no ensino fundamental (anos iniciais e finais) da rede municipal de Bauru na elaboração de materiais didáticos para ensinar Ciências Naturais a partir de histórias problematizadoras. A aplicação do projeto de extensão será dividida em 4 etapas: 1) Período de inscrições: 2) Curso de Formação; 3) Aplicação nas Escolas e 4) Avaliação do Curso. Espera-se que os professores se apropriem dos conhecimentos teóricos/práticos e se sintam-se capacitados para ensinar Ciências a partir de histórias problematizadoras. A formação continuada permitirá aos professores se apropriarem do ensino por investigação, utilizando histórias problematizadoras para trabalharem os conteúdos de Ciências Naturais.

Geral:

Promover formação continuada de professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental (anos iniciais e finais) da rede municipal de Bauru na elaboração de materiais didáticos para ensinar Ciências Naturais a partir de histórias problematizadoras (HPs).

Específicos:
  • Apresentar uma estratégia metodológica do Ensino de Ciências Naturais por investigação através das histórias problematizadoras;
  • Evidenciar o papel das histórias problematizadoras no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental;
  • Divulgar o conhecimento pedagógico sobre ensino de ciências por investigação utilizando histórias problematizadoras;
  • Elaborar materiais didáticos para o Ensino de Ciências Naturais a partir de histórias problematizadoras;
  • Refletir sobre a importância de se repensar a prática pedagógica para ensinar Ciências Naturais aos alunos;
  • Contribuir para o ensino e aprendizagem de ciências naturais, bem como contribuir para uma formação crítica dos alunos.

Público alvo

Professores de ciências e pedagogia da rede municipal de Bauru.

Estatística

Grande impacto na comunidade.

Metodologias

A proposta do projeto de extensão universitária para a formação de professores de ciências e pedagogia da rede municipal de Bauru possui a função de desenvolver materiais didáticos para ensinar ciências naturais no na educação infantil e no ensino fundamental a partir de histórias problematizadoras (HPs), considerando também a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Cabe ressaltar que o currículo do município de Bauru está embasado nas perspectivas supracitadas, apontando para um processo de formação humana, orientando as ações pedagógicas e valorizando os aspectos históricos, culturais e sociais (MESQUITA, FANTIN, ASBHAR, 2016).