Atendimento fisioterapêutico à indivíduos com diabetes e hipertensão da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Local: USC Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O Diabetes Mellitus (DM) e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) têm sido consideradas fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular encefálico (AVE)) e da doença renal crônica. A resistência à insulina, obesidade, anormalidade no perfil lipídico e doença cardiovascular, tornam o exercício um potente coadjuvante aliado na terapêutica e com baixo risco de hipoglicemia.

O presente projeto de extensão tem como objetivos: 1) Atender o paciente portador de diabetes mellitus e/ou de hipertensão arterial sistêmica, visando sua reabilitação, por meio de programa fisioterapêutico de condicionamento físico e exercícios funcionais e resistidos supervisionado; 2) Capacitar o aluno de graduação do Curso de Fisioterapia para atuação no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis especificamente o diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica.



Objetivos

Atender o paciente portador de diabetes mellitus e/ou de hipertensão arterial sistêmica, visando sua reabilitação, por meio de programa fisioterapêutico de condicionamento físico e exercícios funcionais e resistidos supervisionado.


Público alvo

Mulheres em todas as fases do ciclo de vida.


Estatística

No 2º semestre de 2018 tivemos 41 pessoas atendidas de forma direta e 123 atendimentos de forma indireta pelo projeto.


Metodologias

As atividades práticas serão realizadas utilizando um protocolo de reabilitação fisioterapêutico para atendimento de pacientes portadores de DM e hipertensos.


Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro