USC lança revista científica na área de ciência e tecnologia ambiental

A Environmental, Research Science & Tecnology é exclusivamente on-line e de livre acesso para todas a IES do país e do exterior

Dr. Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira, Dr. Herbert Duchatsch Johansen, Dra. Camila Peres Buzalaf , Dr. Edilson Moura Pinto e o Esp. Murilo Ronchesel fazem parte do corpo editoral da revista.

A Universidade do Sagrado Coração (USC) lançou a Revista Environmental, Research Science & Tecnology (Meio Ambiente, Pesquisa em Ciência e Tecnologia), um veículo exclusivamente digital e fruto do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade.

A Environmental recebe contribuições nas Línguas Portuguesa ou Inglesa, que contemplem resultados de pesquisa, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos e técnicas e assuntos gerais relacionados à Ciência e Tecnologia Ambiental no âmbito da prática de pesquisa e estudos interdisciplinares. A Revista é de livre acesso a todas as instituições de Ensino Superior do país e exterior. Contempla as áreas Ciência, Ambiente e Tecnologia, Diversidade Biológica e Ecologia e Saúde, Ambiente e Sociedade.

O editor responsável pela revista e vice-coordenador do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, Prof. Dr. Edilson Moura Pinto, comenta que a revista ampliará ainda mais o alcance já estabelecido com as outras duas revistas que a Universidade já possui, a Mimesis e a Salusvitta. “A Environmental expande a capacidade de difusão dos avanços científicos e informação referentes aos desenvolvimentos tecnológicos, apresentando à comunidade universitária da USC e de outras instituições de ensino superior, por meio de trabalhos originais recentes correlatos à Ciência Ambiental”, diz.

O professor ainda ressalta o impacto da revista. “Esta iniciativa é extremamente positiva, não apenas pela contribuição profissional, mas também pela prática da inserção real dos discentes do programa e da instituição em atividades atreladas à revista. Nesse sentido a Environmental incorpora em seu corpo editorial e comitê científico, professores, pesquisadores e, até mesmo, estudantes que atuam em suas áreas de formação, colaborando para a progressão deste meio de divulgação científica”.

A primeira edição da revista já conta com oito trabalhos originais, revisões e short communication, bem como um especial sobre a importância da redação científica, escrito pelo Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato. Ainda é possível conferir o caderno de resumos do Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Ambiental, realizado pela USC e Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária (ABES-SP), em maio de 2016.

Envio de trabalhos!

Os trabalhos podem ser submetidos na revista nas seguintes modalidades:

*Artigos originais, sendo a revista o primeiro local de publicação e contendo 12 laudas, no máximo.

*Artigos de revisão bibliográfica, com comentários que cubram grande parte do assunto e contendo 20 laudas, no máximo

*Notas técnicas, que contemplem os trabalhos de comunicação de métodos, validação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos no laboratório ou campo. Deverão ter no máximo 05 laudas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc. Todas as páginas deverão ser numeradas

* Short communication: É concisa, mas completa, pode ser a descrição de uma investigação limitada, que não será incluído em um artigo posterior. Não deve ocupar mais de 3 páginas

Para o envio é necessário criar login e senha de acesso. O endereço eletrônico da revista é o environmental.usc.br