FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA ITINERANTE: O DESPERTAR DE VOCAÇÕES CIENTÍFICAS

O evento

26A USC promove a Feira de Ciências e Mostra Itinerante para os estudantes do Ensino Médio e Técnico apresentarem seus projetos de pesquisa em todas as áreas. Os trabalhos inscritos na Feira serão avaliados e os 40 projetos de destaque serão expostos na Universidade nos dias 26 e 27 de novembro. Destes 40 trabalhos, os 5 melhores serão premiados e participarão de uma Mostra Itinerante, que percorrerá todas as escolas dos 40 projetos envolvidos no evento.

A Mostra promoverá a difusão do conhecimento e fomentará a cooperação Universidade-Escola-Sociedade, visando à melhoria do ensino e inspirando as próximas gerações a se tornarem cientistas. Esta iniciativa da Feira e Mostra pretende também diminuir a distância entre a pesquisa e o ensino básico.

Período

26/11/2015

Mais detalhes

Centro de Ciências Humanas
Centro de Ciências da Saúde
Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

Mestrado de Ciência e Tecnologia Ambiental

A Feira é financiada pelo CNPQ. A USC é a instituição executora do projeto. Estarão envolvidos alunos de graduação vinculados à pós-graduação, como bolsistas PIBIT, PIBIC, PIVIC e FAP, como Comissão Organizadora e Comissão Técnica-Científica.

Os alunos e professores do Ensino Médio e Técnico serão convidados a enviarem trabalhos científicos para serem previamente avaliados por uma comissão, formada por docentes e estudantes do programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da USC e bolsistas do PIBID - Programa de Incentivo a Docência.

Ambientes não-formais de ensino possuem características como sistematização e organização, e ocorrem fora do ambiente formal de ensino, podendo ser desenvolvidas em museus e centros de ciências. No entanto, esses locais encontram-se situados em grandes centros, o que dificulta o acesso com mais frequência dos estudantes do interior. Esses ambientes não-formais possuem ainda o desafio de mostrar a ciência por meio de situações simples com viés tecnológico, como, por exemplo, experimentos seguros, de baixo custo e dinâmicos, que respeitem o meio ambiente, despertando o interesse pela ciência.

Palestra: O pensamento científico
Palestrantes: Profa. Dra. Beatriz Antoniassi Tavares e Prof. Dr. Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira
Hora início: 9h30
Hora fim: 12h