O UNISAGRADO, ao oferecer o curso de pós-graduação lato sensu Alfabetização Sob o Enfoque Histórico-Crítico, está fortalecendo ainda mais sua essência institucional e missão educacional numa "perspectiva ética e humanística no processo de ensinar e aprender" (UNISAGRADO, s.d.). Por fim, reafirma "seu compromisso social e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", ao proporcionar aos professores "[...] conhecimento da língua portuguesa em seus aspectos históricos, estruturais e discursivos, bem como sobre as melhores formas para transmiti-lo, tendo em vista que, de posse desses conhecimentos, tenha condições de colocar em prática uma didática desenvolvente" (DANGIÓ & MARTINS, 2018, p. 247) que garanta aos alunos da educação básica "[...] o direito inalienável de acesso a tais conteúdos linguísticos, como meio de formação, emancipação e participação ativa na sociedade".
O curso tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, tendo como fundamento a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural.
Curso:
Pós em Alfabetização sob o Enfoque Histórico-Crítico
Mensalidade:
R$ 407,11
Valor com desconto de pontualidade:
R$ 366,40
Valor com desconto para parceiros:
R$ 346,04
Valor com desconto para egressos:
R$ 325,69
Para saber quais Empresas já possuem parceria com o UNISAGRADO: ACESSE AQUI!
Envie um e-mail para dicom@unisagrado.edu.br que entraremos em contato.
Semanal - Sexta-feira, das 19h às 22h e Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Prof.ª Dra. Bruna Carvalho - Currículo Lattes - alfabetizacao@unisagrado.edu.br
Módulo 1 - Fundamentos do Enfoque Histórico-Crítico 96 H/A |
Fundamentos Filosóficos do Materialismo Histórico-Dialético |
Fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural |
Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica |
Módulo 2 - Análise Crítica sobre Métodos e Teorias Hegemônicos de Alfabetização 48 H/A |
História da Alfabetização no Brasil: métodos |
História da Alfabetização no Brasil: psicogênese da língua escrita |
Política Nacional de Alfabetização – PNA |
Módulo 3 - Desenvolvimento Infantil sob o Enfoque Histórico-Crítico 64 H/A |
Periodização do Desenvolvimento Humano |
Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita |
Módulo 4 - Teorias e Práticas Alfabetizadoras Sob o Enfoque Histórico-Crítico 152 H/A |
Ensino e Aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil |
Ensino e Aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita no 1º e 2º ano do EF |
Ensino e Aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita no 3º, 4º e 5º ano do EF |
Literatura Infantil e Alfabetização |
Alfabetização e Educação Especial |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
Síntese do Percurso Metodológico Histórico-Crítico de Alfabetização |