Atendimento Fisioterapêutico ao Paciente com Diabetes Mellitus

Local: Clínica de Fisioterapia Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O número de indivíduos com Diabetes Mellitus (DM) tem aumentado em virtude do aumento da obesidade, sedentarismo e envelhecimento populacional. O DM é considerado um conjunto de distúrbios metabólicos que ocorrem devido à disfunção no mecanismo de produção e ação da insulina e resulta em hiperglicemia. É um dos maiores fatores de risco para a doença arterial coronariana. A ocorrência da resistência à insulina, obesidade, anormalidade no perfil lipídico e doença cardiovascular, tornam o exercício um potente coadjuvante aliado na terapêutica. O presente projeto tem como objetivo geral capacitar o estudante de Fisioterapia para atuação na área de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia no tratamento de doenças metabólicas crônicas especificamente o DM e possibilitar o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema. Além disso, tem objetivo específico atender pacientes com DM visando sua reabilitação, por meio de exercício físico periodizado e supervisionado. As atividades práticas são realizadas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) das 16h às 17h40, na Clínica de Fisioterapia da USC.



Objetivos

O presente projeto tem como objetivo geral capacitar o estudante de Fisioterapia para atuação na área de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia no tratamento de doenças metabólicas crônicas especificamente o DM e possibilitar o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema.

Além disso, tem objetivo específico atender pacientes com DM visando sua reabilitação, por meio de exercício físico periodizado e supervisionado.


Público alvo

Pacientes portadores de Diabetes Mellitus


Estatística

Nos dois últimos anos tivemos 5.334 atendimentos de forma direta e 17.042 de forma indireta pelo programa. No 1º semestre de 2018 foram 784 atendimentos de forma direta e 2.352 de forma indireta pelo projeto.


Metodologias

Protocolo de exercícios funcionais aplicado três vezes por semana com duração de aproximadamente uma hora e meia cada atendimento: (aquecimento global - aeróbicos: caminhada, esteira ou bicicleta - coordenação motora, agilidade, fortalecimento de musculatura abdominal, flexibilidade, mobilidade, percepção espaço-corporal, equilíbrio, força muscular, relaxamento)


Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro