Primeiros Passos: adolescência e mundo do trabalho

Local: CRAS – Jd. Ferraz, Fundato / Santa Cândida e Casa de Nazaré. Fale com o Coordenador: extensao@unisagrado.edu.br

Sobre o Projeto

Este projeto tem como objetivo principal a promoção de habilidades relacionadas ao início da elaboração do planejamento de vida e à entrada no mercado de trabalho, a adolescentes com vulnerabilidade social. O grupo de atuação, formado pela docente coordenadora e por alunos graduandos do curso de Psicologia, visa levar aos participantes, informações acerca de possibilidades sobre seu futuro acadêmico e profissional. Inevitavelmente, neste contexto, faz-se necessário oferecer escuta e formação com relação a temas emergentes típicos dessa fase da vida, como relacionamentos, habilidades sociais, álcool e outras drogas, sexualidade, política e atualidades.

Dentre as ações realizadas neste projeto, ressaltam-se os encontros semanais, com duração de duas horas, voltados ao trabalho das temáticas acima referidas, especialmente com o uso de atividades lúdicas, dramatizações, estudos conjuntos e reflexões. Há, ainda, atividades esporádicas como visitas a universidades, escolas de cursos técnicos e empresas, de acordo com as necessidades observadas.

Atualmente, o projeto é desenvolvido com um grupo de adolescentes, cujas idades variam entre 14 e 17 anos, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Jardim Ferraz, em Bauru, e com dois grupos de adolescentes e jovens que buscaram a Clínica de Psicologia Aplicada (CPAF) do UNISAGRADO. Há, ainda, uma vertente de atuação exercida pelos alunos extensionistas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa associados à extensão, por meio do recurso de iniciações científicas.



Objetivos

Geral

Promover habilidades e conhecimentos relacionados à elaboração do planejamento de vida e entrada no mercado de trabalho, a adolescentes.

Específicos

A) Possibilitar, por meio de instrumental da ciência psicológica, o desenvolvimento de habilidades sociais;
B) Apresentar conhecimentos relacionados ao planejamento de vida, como possibilidades acadêmicas, profissionais e pessoais;
C) Mediar o desenvolvimento de questões específicas à entrada no mercado de trabalho, como elaboração de currículo, desempenho em entrevistas, etc.
D) Aplicar técnicas de Orientação Profissional, para facilitar escolhas realistas e baseadas em informações corretas sobre as profissões, e no autoconhecimento aprimorado;
E) Realizar discussões sobre temas típicos da adolescência, criando um espaço de escuta sem julgamentos e trabalho com informações científicas.


Público alvo

Adolescentes em situação de vulnerabilidade social pertencentes a Instituições bauruenses.


Estatística

Nos últimos anos tivemos 2.154 pessoas atendidas. No 1º semestre de 2018 foram 30 atendimentos de forma direta e 90 de forma indireta pelo projeto.


Metodologias

Nas Instituições: Elaboração do diagnóstico do grupo de adolescentes, aplicação das intervenções através de apresentação de vídeos e slides, aplicação de exercícios de dinâmica de grupo, dramatização, roda de conversa, entre outros.

Nas supervisões em grupo: constitui um espaço de relato de experiência, planejamento das intervenções e análise dos resultados.


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