Identidade Araribá

Local: Terras Indígenas de Araribá - Municipio de Avaí – SP Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O Projeto Identidade Araribá é destinado a desenvolver estratégias tendo em vista o acesso da população indígena ao ensino superior, favorecendo o ingresso e a permanência da população indígena à universidade. O ingresso e a permanência são os maiores desafios do projeto, especialmente, desenvolvendo estratégias de superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas no transcorrer do curso. Além disto, o projeto também tem como objetivo cultivar a identidade cultural das quatro comunidades de Avaí assim como os indígenas que vivem nas cidades da redondeza de Bauru. Durante o primeiro semestre deste ano foi promovido uma mesa redonda em comemoração ao Dia do Índio no qual um representante de cada comunidade discutiu sobre a Educação Escolar Indígena. Também durante o primeiro semestre foram realizadas 3 reuniões nas comunidades, com a participação dos alunos que fazem parte do projeto; porém apenas uma candidata ao ingresso na universidade no ano de 2019 compareceu. Durante esta reunião a candidata foi orientada sobre inscrição no ENEM, e recebeu orientação metodológica e técnica de redação para vestibular. No início deste ano, após um longo e desgastante processo de avaliação socioeconômica dos alunos indígenas estiveram presentes na Universidade 16 alunos receberam a bolsa de estudos.



Objetivos

Geral

  • Promover a educação superior de alunos indígenas, bolsistas da Universidade do Sagrado Coração, por meio do processo de acesso, permanência e conclusão do ensino superior, cultivando a permanência da sua identidade cultural.

Específicos

  • Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos bolsistas identificando suas necessidades e demandas desenvolvendo ações de orientação psicológica e educacional com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
  • Desenvolver ações de informação profissional com os candidatos indígenas ao ensino superior, orientando-os sobre os procedimentos necessários para a realização do vestibular e ingresso na universidade.
  • Promover orientação para a realização e benefícios do ENEM enquanto porta de acesso ao PROUNI, assim como orientações didáticas para a realização das redações dos processos seletivos.
  • Conscientizar as lideranças das comunidades bem como os próprios discentes sobre os benefícios recebidos por meio das bolsas, motivando-os para cuidar e garantir sua própria identidade indígena.

Público alvo

Estudantes Indígenas com Bolsa de Estudo.


Estatística

Até o momento tivemos 437 pessoas atendidas de forma direta e 783 de forma indireta.


Metodologias

Reuniões com os estudantes para identificar suas principais dificuldades acadêmicas e incentivar o planejamento de ações de extensão dos conhecimentos acadêmicos nas comunidades às quais pertencem.


Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro