Facebook Pixel Fallback

Praticando o bem



Preparamos este material para você conhecer um pouco das ações sociais praticadas pelo UNISAGRADO, envolvendo a comunidade interna com a externa.

O UNISAGRADO se faz presente na comunidade em diversos formatos, contribuindo positivamente por meio de seus programas e projetos de extensão, com ações contínuas de caráter cultural, desportivo, tecnológico e cientifico, que buscam trabalhar a conexão entre os estudantes e a comunidade, propondo a prática de atividades relacionadas aos cursos de graduação, em benefício de quem necessita.

É a continuidade do que se aprende em sala de aula, ultrapassando os muros da Instituição, promovendo assim, a transformação de realidades, inclusão social e melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos.

EM NÚMEROS 
Atualmente contamos com o total de:

  • 33 Projetos de Extensão
  • 38 Professores envolvidos
  • 916 Alunos praticando o bem ativamente

Conhecendo alguns Projetos ↓

  • Projeto Identidade Araribá 

O Projeto Identidade Araribá é destinado a desenvolver estratégias tendo em vista o acesso da população indígena ao ensino superior, favorecendo o ingresso e a permanência da população indígena à Instituição. Desenvolvendo especialmente, técnicas de superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas no transcorrer do curso. Além disto, também é tido como objetivo o cultivo da identidade cultural das comunidades indígenas envolvidas.

  • Projeto Primeiros Passos Adolescência e o Mundo do Trabalho

Este projeto tem como objetivo principal a promoção de habilidades relacionadas ao início da elaboração do planejamento de vida e à entrada no mercado de trabalho, a adolescentes com vulnerabilidade social. O grupo de atuação visa levar aos participantes, informações acerca de possibilidades sobre seu futuro acadêmico e profissional. Inevitavelmente, neste contexto, faz-se necessário oferecer escuta e formação com relação a temas emergentes típicos dessa fase da vida, como relacionamentos, habilidades sociais, álcool e outras drogas, sexualidade, política e atualidades.

  • Projeto Gestação, Vida e Saúde

Desenvolvido desde 2009, o Projeto de extensão Gestação, Vida e Saúde, pratica através de uma parceria do UNISAGRADO com a Paróquia Santa Rita de Bauru, atividades de educação em Saúde com enfoque na atenção primária da saúde da mulher, no que tange aos cuidados durante a gestação, parto, puerpério, além de cuidados com o bebê. Tratando com esforço o incentivo ao aleitamento materno exclusivo.

  • Projeto Amigos Solidários 

Com o objetivo de proporcionar atendimento aos moradores de rua, trazendo uma melhoria na qualidade de vida da população que vivem nesse estado e em situações precárias, o Projeto Amigos Solidários é realizado em parceria com a Diocese de Bauru, e ocorre na Catedral Divino Espírito Santo, semanalmente, especificadamente aos moradores de rua que estão na Praça Rui Barbosa no centro da cidade, eles recebem atendimentos e orientações dos cursos de Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. 

  • Projeto Agência Experimental Em Publicidade E Propaganda

A Agência Experimental de Publicidade e Propaganda – G15 traz para dentro da formação acadêmica os desafios que o mercado publicitário apresenta na atualidade. Permitindo a integração de conteúdos e saberes dentro do desenvolvimento da comunicação, por meio do atendimento à comunidade na realização de ações em caráter social, para instituições filantrópicas, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e parcerias com organizações e associações de Bauru e região. 

  • Projeto Reabilitação Oral e Implantes 

Neste projeto, são oferecidos tratamento e acompanhamento clínico de pacientes submetidos à reabilitação oral empregando implantes osseointegrados. Para isso, são envolvidos alunos e professores de diversas áreas da odontologia que prestarão suporte técnico as condições bucais, diagnóstico e planejamento da sequencia de reabilitação. Posteriormente cada especialidade irá oportunizar, de forma estratégica os tratamentos, incluindo a instalação dos implantes osseointegráveis e suas respectivas próteses.

  • Projeto Canteiro Vivo 

Com o objetivo de transformar e trazer uma leitura mais alegre para alguns espaços físicos da comunidade, o Projeto Canteiro Vivo, atua em parceria com Escolas Municipais de ensino Infantil e Fundamental da cidade de Bauru, aplicando os conceitos de técnicas de pintura aliados à influência das cores, nas escolas e instituições, revitalizando espaços e estimulando o desenvolvimento das crianças. A atividade envolve diversos cursos de graduação, os quais aplicam as competências adquiridas em sala de aula, com o intuito da transformação visual na comunidade.

  • Projeto Universidade Aberta a Terceira Idade – UATI 

Foi em agosto de 1993, que o UNISAGRADO abriu suas portas para que as pessoas da terceira idade pudessem participar de atividades regulares através da UATI.   
A programação da UATI tem caráter interdisciplinar, sendo dinâmica e participativa. Por exemplo, o aluno pode cursar disciplinas como ouvinte de cursos da Graduação e especificamente em atividades elaboradas para a Terceira Idade, sendo estas ministradas por professores, voluntários da sociedade em geral, alunos estagiários assistidos por professores da IES e supervisionados pela coordenação da UATI. 
Dessa forma, possibilita a convivência permanente de gerações, numa perspectiva de humanização crescente das relações interpessoais e intergeracionais, oferecendo espaços para que o idoso exercite sua criatividade, desenvolva seus talentos, compartilhe experiências profissionais/vivenciais, reacendendo a vontade de viver, participar e assumir a sua presença no contexto familiar e da sociedade em geral, instrumentando-o para lutar contra qualquer tipo de discriminação, principalmente contra a auto discriminação.

  • Projeto Ambulatório Para Tratamentos De Feridas

O Ambulatório para Tratamento de Feridas é um projeto de extensão desenvolvido por uma equipe interdisciplinar que utiliza técnicas especializadas e apropriadas para curativos com protocolos sistematizados para o atendimento, buscando o tratamento das úlceras de membros inferiores. Voltado para toda a população, realiza o atendimento acompanhado por uma série de protocolos necessários, para que sejam feitos os melhores tratamentos de cicatrização e reabilitação de seus pacientes atendidos.

  • Projeto Atividade Lúdica E De Lazer No Hospital Estadual

Esse projeto de extensão proporciona a pessoas e familiares que estão no ambiente hospitalar  o direito de participar de atividades de lazer e recreação; e, para a criança, o direito de brincar e de se desenvolver nas áreas física, afetiva, cognitiva, pessoal e social, favorece uma melhora na qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas. O projeto acontece uma vez por semana em parceria com o Hospital Estadual de Bauru e tem por objetivo propor atividades lúdicas como forma de propor momentos de entretenimento, descontração e suavidade no tratamento interdisciplinar de crianças e adultos na Enfermaria Pediátrica, Quimioterapia Adulto, Clínica Cirúrgica, Setor de Hemodiálise e Clínica Médica. É possível notar a melhora no humor e na disposição dos acompanhantes e pacientes a cada semana.

  • Projeto Sorriso Saudável 

Sobre temas relacionados à saúde bucal e saúde geral por meio de atividades lúdicas, jogos e mini palestras incluindo escovação supervisionada, o Projeto Sorriso Saudável, desenvolve suas atividades com crianças (de 6/7-11 anos) e adolescentes (12-16 anos), tendo como objetivo comparar o índice de biofilme dentário (Método de Pass) em crianças que receberão instrução de higiene bucal semanalmente com aquelas que receberão instrução de higiene bucal apenas 1 vez, transformando e melhorando a higiene e a qualidade de vida das crianças e adolescentes impactados. 

Vamos juntos?

É importante que Instituição e Comunidade caminhem juntas, possibilitando assim, além de uma formação mais completa aos estudantes, a troca de experiências enriquecedoras, atitudes solidárias e a assistência aos que mais necessitam.

Você é estudante UNISAGRADO? Já participa de alguma ação em prol da sociedade? Se você não faz parte de nenhum projeto do UNISAGRADO, pode conhecer mais Clicando aqui e caso tenha interesse, escolha o que mais tem relação com seu curso e venha praticar o bem com o UNISAGRADO, você também!



UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2020 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro