Facebook Pixel Fallback

Pós em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

  • Titulação

    Especialista
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    18 meses
  • Área

    Ciências da Saúde

O Curso

O curso prepara o profissional para desenvolver ações no âmbito da saúde mental e atenção psicossocial, contribuindo para a qualificação da atenção em saúde, não excluindo o portador de sofrimento psíquico do convívio familiar e social, com ações direcionadas aos familiares e que estejam engajadas em uma proposta de atenção integral à saúde.

A identificação da carência de profissionais com formação específica em saúde mental na cidade de Bauru e região e, mais especificamente, a preocupação com a perpetuação de práticas manicomiais mesmo em serviços substitutivos ao modelo manicomial foram os indutores da proposta de criação de um curso de especialização em saúde mental no município de Bauru.

Apesar das adequações curriculares dos cursos de graduação da área da saúde, com introdução de conteúdos relacionados às atuais políticas de saúde mental, ao movimento de reforma psiquiátrica brasileira e à fundamentação teórica de modelos de atenção psicossocial, observa-se que a prática de ações psicossociais encontra-se ainda desestruturada.

Período do curso: Quinzenal - Sexta-feira das 19h às 22h30 - Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h

Atividades

As disciplinas serão ministradas por meio de aulas expositivas, leitura, discussão de textos e trabalhos em grupos com o objetivo de promover uma integração teórico-prática. Em função de o curso ser oferecido aos profissionais da área da saúde de diversas categorias, todas as atividades têm caráter interdisciplinar. São realizadas principalmente, por meio de leituras e discussões de textos. O resultado pretendido é o aluno obter formações interdisciplinares, conscientizando-se da relevância na atenção integral em saúde e em particular da saúde mental. Durante o curso serão realizadas visitas nas Residências Terapêuticas e Serviços de Saúde do município, que façam atendimentos voltados para a saúde mental.

O curso disporá de todos os recursos tecnológicos oferecidos pela Instituição como Laboratórios de Informática, Plataforma Moodle, metodologia Syllabus, projetor de multimídia, salas de aula com iluminação e ventilação adequadas, biblioteca informatizada, sala de vídeo. Todos esses locais estão estruturados com acesso para pessoas portadoras de deficiências.

Coordenação

Prof.ª Dra. Márcia Ap. Nuevo Gatti  - Currículo Lattes

Investimento

Consulte aqui

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

O movimento de desospitalização iniciado no Brasil em meados da década de 80 e implementado mais amplamente nos últimos anos com a criação dos serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico fez surgir uma nova forma de relação entre os portadores de transtornos mentais, seus familiares, os profissionais de saúde mental e a comunidade em geral, uma vez que o convívio entre essas categorias passa a ser mais intenso.

Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO Bauru. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado (2013) e doutorado (fev.2017) em Doenças Tropicais ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Centro Universitário Sagrado Coração - Bauru/SP. Tem experiência nas áreas de Enfermagem, com ênfase em doenças transmissíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV, HPV, outras ISTs, praticas em saúde da família, unidade de terapia intensiva, ginecologia, pediatria e neonatal.
Tempo de casa 3 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 1994. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde - Saúde Pública e Administração Hospitalar pela UNAERP/Ribeirão Preto em 1995, Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 1997 e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 2004. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2001 e Doutora em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2009. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Sagrado Coração sendo responsável pelas disciplinas de Saúde do Adulto e Idoso na Comunidade, Políticas e Gestão de Saúde, Saúde da família, Cálculos para Administração de medicamentos, Saúde do homem, saúde e ambiente e Epidemiologia. Na Pós-graduação, foi coordenadora da área de concentração em Saúde Coletiva do curso de Mestrado em Odontologia, por 8 anos.Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: atendimento em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, saúde coletiva, qualidade de vida, saúde da família, imunização, curativos e legislação trabalhista. É coordenadora do Ambulatório para Tratamentos de Úlceras da CEPS/USC. Membro do CONSEPE e do Conselho do Curso de Enfermagem da USC-Bauru. Conteudista de materiais EAD para Universidade Brasil. Integrante do banco de avaliadores Institucionais e de Curso do INEP e membro do BNI - INEP.
Tempo de casa 24 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 2003. Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Ingá em 2007. Mestre em Enfermagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2010 e Doutora em Enfermagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2017. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Sagrado Coração sendo responsável pelas disciplinas Teórico-Prática de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso na Comunidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na Pós-graduação, ministra disciplinas no curso de Gestão em Saúde da família e Saúde Pública. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: atendimento em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, saúde da coletividade, saúde da família, curativos. Atua também como Enfermeira Assistencial da Secretaria Municipal de Bauru - Unidade de Pronto Atendimento Geisel.
Tempo de casa 5 Anos e 6 Meses

Informações Adicionais

Geral

Qualificar profissionais da área da saúde que atuam ou pretendam atuar no campo da saúde mental para o desenvolvimento de programas de atenção em saúde mental na ótica da atual reforma psiquiátrica brasileira.

Específicos

  • Capacitar profissionais da área da saúde mental para o desenvolvimento de ações no âmbito psicossocial;
  • Preparar profissionais capazes de planejar, organizar e supervisionar as ações em saúde mental;
  • Preparar profissionais para atuarem junto a equipes multidisciplinares;
  • Propiciar aos alunos participação em investigações nas áreas temáticas de importância para a saúde mental.

O desempenho dos alunos será avaliado por meio da participação nas discussões em sala de aula, apresentação de seminários e elaboração e apresentação de trabalhos em grupo. Os professores serão avaliados pelos alunos ao final de cada disciplina utilizando um instrumento específico elaborado pelo coordenador do curso. A coordenação do curso, o atendimento administrativo e as instalações físicas serão avaliados ao final do curso por meio de instrumento próprio.

Graduados da área da saúde que atuam ou pretendam atuar no campo da saúde mental.

Destinado a profissionais graduados da área da saúde que atuam ou pretendam atuar no campo da saúde mental. Espera-se que os egressos possam implementar ações com resolutividade em saúde mental tendo sempre como referencial a perspectiva da rede de atenção em saúde mental e as prerrogativas da reforma psiquiátrica brasileira.

Disciplinas e Carga Horária

  • Políticas públicas de saúde - 24h
  • Determinantes históricos e conceituais - saúde, sociedade e família - 24h
  • Ética em saúde - 12h
  • Epidemiologia - 24h
  • Senescência e senilidade - 24h
  • Infância e adolescência (desenvolvimento neuropsicomotor) - 24h
  • Gestão e organização dos serviços de atenção em saúde mental territoriais - 24h
  • Aspectos nosológicos e psicopatológicos em saúde mental - 24h
  • Princípios gerais de psicofarmacologia - 24h
  • Uso e abuso de drogas na prática da saúde mental - 24h
  • O grupo como dispositivo terapêutico em saúde mental - 24h
  • Família e doença mental - 24h
  • Reabilitação psicossocial - 24h
  • Prevenção e promoção em saúde mental - 24h
  • Qualidade de vida e instrumentos de avaliação - 24h
  • Apresentação das ações em saúde (QV) - 12h

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

 
R$ 50,00 (cinquenta reais) – pagamento por meio de boleto bancário, emitido no ato da inscrição e pagável no sistema bancário até a data do vencimento.

Telefone: (14) 2107-7000
WhatsApp: (14) 99825-8771
E-mail: atendimento@unisagrado.edu.br 

VISITE AS REDES SOCIAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO

Facebook   Instagram

Tire suas dúvidas com nossos consultores

© 2020 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro