Pós em Gestão em Saúde da Família e Saúde Pública

Titulação: Especialista

Duração: 18 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 360 horas

Período: Sextas-feiras –19h às 22h15 e Sábados – 8h às 12h e das 13h às 17h

Sobre o Curso

O Programa de Saúde da Família criado em 1994, hoje denominado Estratégia Saúde da Família, foi instituído com o objetivo de reorganizar o modelo assistencial, estruturado a partir do fortalecimento da atenção à saúde, da ênfase na integralidade da assistência, do tratamento do indivíduo como sujeito integrado à família, ao domicílio e à comunidade, do aumento da capacidade resolutiva da rede básica de atenção, da vinculação dos profissionais e serviços com a comunidade e da perspectiva de promover uma ação intersetorial. A cidade de Bauru é considerada como referência para uma grande área de abrangência do Estado de São Paulo. Dessa forma, a implantação de um curso de especialização em Saúde da Família nesta cidade oportuniza a todos os profissionais que atuam ou pretendam atuar na área de saúde pública, a possibilidade de buscar uma melhor qualificação para o desenvolvimento de ações que estejam em consonância com as transformações no sistema de saúde, contribuindo, assim, para a estruturação de programas de atenção em saúde que atendam às reais necessidades da população. A qualificação dos profissionais que atuam no programa é preocupação do Ministério da Saúde e das instituições de ensino. Os currículos atuais ainda têm muito o paradigma da medicina curativa e da hospitalização. Apesar das adequações curriculares dos cursos de graduação da área da saúde, os conteúdos relacionados encontram-se ainda desestruturados, não promovendo a interação entre os profissionais de saúde e a família.

Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado (2013) e doutorado (fev.2017) em Doenças Tropicais ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Sagrado Coração - Bauru/SP. Tem experiência nas áreas de Enfermagem, com ênfase em doenças transmissíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV, HPV, outras ISTs, praticas em saúde da família, unidade de terapia intensiva, ginecologia, pediatria e neonatal.
Tempo de casa 2 Anos e 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 1994. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde - Saúde Pública e Administração Hospitalar pela UNAERP/Ribeirão Preto em 1995, Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 1997 e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 2004. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2001 e Doutora em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2009. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Sagrado Coração sendo responsável pelas disciplinas Teórico-Prática de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso na Comunidade, Políticas e Gestão de Saúde, Cálculos para Administração de medicamentos e Epidemiologia. Na Pós-graduação, é coordenadora da área de Concentração em Saúde Coletiva do curso de Mestrado em Odontologia, onde ministra as disciplinas Políticas Públicas de Saúde e Promoção da Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: atendimento em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, saúde coletiva, qualidade de vida, saúde da família, imunização, curativos e legislação trabalhista. É coordenadora do Ambulatório para Tratamentos de Úlceras da CEPS/USC. Membro do CONSU e do Conselho do Curso de Enfermagem da USC-Bauru. Integrante do banco de avaliadores Institucionais e de Curso do INEP e membro do BNI-INEP.
Tempo de casa 23 Anos e 3 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Enfermagem-Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (2004) especialização em enfermagem obstetrícia (2007) e mestrado em Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração (2010). Atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração, onde ministra as aulas de Biossegurança, Semiotécnica em enfermagem, Saúde da Mulher, Centro Cirúrgico e Central de Materiais e esterilização, supervisora de estágio de Semiologia e semiotécnica, Assistência de enfermagem ao paciente Hospitalizado, centro cirúrgico e CME, Saúde da Mulher e Pediatria . Tem experiência na área de Enfermagem obstetrícia, Pediatria, clinica médica e cirúrgica, urgência e emergência, saúde publica. atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de colo de útero, educação em saúde, saúde neonatal, centro cirúrgico e CME e saúde da mulher no seu ciclo gravídico e puerperal .Aluna de regime especial de Doutorado em enfermagem na UNESP em Botucatu.
Tempo de casa 13 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 2003. Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Ingá em 2007. Mestre em Enfermagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2010 e Doutora em Enfermagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2017. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Sagrado Coração sendo responsável pelas disciplinas Teórico-Prática de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso na Comunidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na Pós-graduação, ministra disciplinas no curso de Gestão em Saúde da família e Saúde Pública. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: atendimento em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, saúde da coletividade, saúde da família, curativos. Atua também como Enfermeira Assistencial da Secretaria Municipal de Bauru - Unidade de Pronto Atendimento Geisel.
Tempo de casa 4 Anos e 8 Meses

Recursos Disponíveis

  • Laboratório de enfermagem
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História  – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas Expositivas
  • Leitura
  • Discussão de Textos
  • Trabalhos em Grupos.

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

A identificação da carência de profissionais com formação específica em saúde da família na cidade de Bauru e região e, mais especificamente, as preocupações com a reorganização do sistema de saúde foram indutores da proposta de criação de um curso de especialização em Saúde Pública com ênfase na estratégia Saúde da Família – ESF, no município de Bauru.   Cabe ressaltar que um curso que prepara o profissional para desenvolver ações de saúde direcionadas à família e que esteja engajado em uma proposta de atenção integral, estará contribuindo para a qualificação da atenção em saúde da população e do município.


Informações Adicionais

Geral
Capacitar profissionais para o planejar, administrar e executar ações coletivas na área da saúde, mais especificamente em saúde da família, garantindo a qualidade na assistência, formando profissionais socialmente comprometidos, com uma visão abrangente acerca do processo saúde-doença, visando a melhoria da qualidade de vida do indivíduo, da família e da comunidade.

Específicos

  • Instrumentalizar o profissional para desenvolver ações educativas em saúde, desenvolvendo métodos didáticos que favoreçam a relação da teoria e da prática vivenciada, com vistas a resolver problemas e modificar situações
  • Preparar profissionais capazes de planejar, organizar e supervisionar as ações em saúde da família
  • Compreender o processo de trabalho em saúde e o trabalho em equipe no âmbito da atenção básica
  • Estabelecer o diagnóstico de saúde da realidade local e elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.

O desempenho dos alunos será avaliado por meio da participação nas discussões em sala de aula, apresentação de seminários e elaboração e apresentação de trabalhos em grupo. Os professores serão avaliados pelos alunos ao final de cada disciplina utilizando um instrumento específico elaborado pelo coordenador do curso. A coordenação do curso, o atendimento administrativo e as instalações físicas serão avaliados ao final do curso por meio de instrumento próprio.

Graduados da área da saúde que atuem ou pretendam atuar em instituições de Saúde Pública e que possam integrar a equipe de Saúde da Família.
Curso é destinado a todos os profissionais graduados da área da saúde que atuem ou pretendam atuar em instituições de Saúde Pública e que possam integrar a equipe de Saúde da Família.

Disciplinas e Carga Horária

  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE - 24h
  • DETERMINANTES HISTÓRICOS E CONCEITUAIS - SAÚDE, SOCIEDADE E FAMÍLIA - 24h
  • ÉTICA EM SAÚDE - 12h
  • EPIDEMIOLOGIA - 24h
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE - 12h
  • VIGILÂNCIA EM SAÚDE - 12h
  • EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE - 24h
  • ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO DE TRABALHO PARA EQUIPES DE PSF - 36h
  • SAÚDE MENTAL E PSF - 12h
  • TERAPIA COMUNITÁRIA E CONTROLE SOCIAL - 12h
  • ACOLHIMENTO, ABORDAGEM A FAMÍLIA, VISITA DOMICILIAR E TÉCNICAS PARA REALIZAÇÃO DE GRUPOS - 24h
  • SAÚDE DA MULHER - 24h
  • SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE - 24h
  • SAÚDE DO ADULTO E TRABALHADOR - 24h
  • SAÚDE DO IDOSO - 24h
  • CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA EM SAÚDE - 12h
  • QUALIDADE DE VIDA E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - 24h
  • APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES EM SAÚDE (QV) - 12h

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

 
R$ 50,00 (cinquenta reais) – pagamento por meio de boleto bancário, emitido no ato da inscrição e pagável no sistema bancário até a data do vencimento.

Prof.ª Dra. Márcia Ap. Nuevo Gatti- Currículo Lattes
atendimentopos@unisagrado.edu.br 

(14) 2107-7112 / 2107-7034

pos@unisagrado.edu.br 

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 14/11/2019.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro