Facebook Pixel Fallback

Pós em Psicopedagogia

Titulação: Especialista

Duração: 30 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 606 horas

Período: Sextas-feiras –19h às 22h15 e Sábados – 8h às 12h e das 13h às 17h
Quero me inscrever

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Psicopedagogia encontra-se há quase duas décadas entre as mais procuradas e numerosas formações lato sensu. O projeto pedagógico da Pós-Graduação em Psicopedagogia do UNISAGRADO é pautado nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para este nível de ensino, na Resolução CNE/CES n. 1 de 2018, e nos documentos e referências publicados pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP). O foco desta pós-graduação é habilitar educadores a compreender de forma multidimensionada o fenômeno da aprendizagem, no encontro dessa ciência interdisciplinar, e agir sobre o mesmo com capacidade técnica e humana, transformando processos educativos falhos, em eficientes. Por meio do contato com profissionais docentes da Psicologia, Linguística, Neurociências, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicopedagogia, os múltiplos conhecimentos que se propõe a explicar este complexo fenômeno de aprendizagem, são apresentados e discutidos criticamente.

Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Atuou como membro do Núcleo de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e como psicóloga escolar no Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE) da APAE de Bauru. Ministrou aulas como docente bolsista didática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) e atualmente trabalha como professora no Centro Universitário Sagrado Coração (USC/Bauru).Tem interesse nas áreas de Análise Aplicada do Comportamento, Inclusão Educacional, Educação Sexual e Psicologia Escolar.
Tempo de casa 3 Anos e 2 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui o título de Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2008) e graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (2004). Atualmente é professora do Colégio São José, Colégio Rembrandt COC e Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em gramática, produção textual e língua inglesa. É, também, Coordenadora de área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Pibid USC, desde março de 2014.
Tempo de casa 10 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Terapia Ocupacional, pelo Centro Universitário Salesiano de Lins (2000), com Especialização em Educação Especial pela Puc de Campinas (2003), Mestrado em Educação, também pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos (2015). Atualmente é docente do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Sagrado Coração (Bauru,SP) e líder e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial, Inclusiva e Diversidade. Desenvolve estudos e pesquisas na Educação Especial.
Tempo de casa 3 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia e Docente do Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração - Bauru e realiza pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru Pesquisas científicas na área da Educação Especial , Informática Educativa, Enriquecimento de alunos precoces e comportamento de superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa "Métodos e Técnicas da Pesquisa em Educação" (MOTAPE).
Tempo de casa 3 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular do Centro Universitário Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-UNISAGRADO. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 24 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Licenciada e Formada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração, Especialista em Psicologia Clínica /PUCCAMP, Mestre em Psicologia / Avaliação Psicológica pela Universidade do São Francisco. Docente supervisora responsável pela Triagem e Psicodiagnóstico bem como disciplinas voltadas para Avaliação Psicológica. Exerce atualmente a função de Coordenadora Geral da Clínica de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa 26 Anos e 1 Mes

Recursos Disponíveis

  • Clínica de Psicologia Aplicada
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas teórico-práticas, baseadas em Metodologias Ativas de Aprendizagem.
  • Estágios supervisionados nas modalidades Clínica e Institucional.
  • Elaboração de manuscrito científico, no formato de artigo.

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

O psicopedagogo dedica-se ao estudo dos processos de aprendizagem de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com foco em situações de dificuldades de aprendizagem. A partir dos conhecimentos de áreas como a Psicologia, Neurociências, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Fonoaudiologia, Linguística, Terapia Ocupacional e da própria Psicopedagogia, o profissional avalia e intervém em diversos contextos, como escolas, hospitais, organizações, centros comunitários, consultórios públicos ou particulares.


Informações Adicionais

Geral

Desenvolver habilidades teóricas, metodológicas, práticas, críticas e éticas, para que atuando enquanto Psicopedagogos, os profissionais possam promover processos de Ensino-Aprendizagem eficazes nos níveis preventivos, interventivos e de reabilitação educacional.

Específicos

• Descrever o fenômeno da Aprendizagem em suas diversas interfaces, por meio de estudos e aulas teóricas;
• Aprimorar o pensamento crítico com relação ao Ensino, à Aprendizagem e ao Desenvolvimento Humano, considerando seus aspectos biológicos, históricos, sociais, culturais e econômicos;
• Desenvolver habilidades de avaliação psicopedagógica em múltiplos contextos, tanto por meio das aulas teóricas, quanto por meio dos estágios clínico e institucional;
• Realizar planejamentos e intervenções psicopedagógicas nos módulos teóricos e de estágio, atuando sobre o Ensino e a Aprendizagem;
• Produzir dados científicos, contribuindo para o aprimoramento da Psicopedagogia.

A avaliação é realizada no contexto de cada disciplina, a partir dos conhecimentos e habilidades previstas em seus respectivos planos de ensino. Por meio de trabalhos, provas e pesquisas realizadas nas aulas, a avaliação contínua é sintetizada, no momento de finalização de cada módulo, com uma nota entre 0 e 10 pontos, sendo 7 o escore mínimo para aprovação. Ao final do curso, o aluno terá finalizado as práticas de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional, cujas documentações descrevem as habilidades específicas e éticas a serem desenvolvidas, e por fim, irá socializar no evento denominado Fórum de Psicopedagogia, o artigo científico desenvolvido ao longo do curso.

  • - Bacharel e Licenciatura em Psicologia, ou Formação de Psicólogo;
  • - Licenciatura em Pedagogia;
  • - Bacharel ou Formação em Fonoaudiologia;
  • - Licenciaturas.

Graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Licenciaturas.

 

Disciplinas e Carga Horária

Disciplina 1: Fundamentos em Psicopedagogia: 12 horas
Disciplina 2: Ética em Psicopedagogia: 12 horas
Disciplina 3: Atuação do psicopedagogo no cotidiano da instituição e sua colaboração à gestão escolar: 12 horas
Disciplina 4: Neurociência e Psicopedagogia: 24 horas
Disciplina 5: Orientações Motivacionais: 12 horas
Disciplina 6: Processamento auditivo: 12 horas
Disciplina 7: Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem: 36 horas
Disciplina 8: Cognição e Aprendizagem: 12 horas
Disciplina 9: Educação e Sociedade: 12 horas
Disciplina 10: Psicologia no Contexto Psicopedagógico: 12 horas
Disciplina 11: Práticas educativas aplicadas ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA): 12 horas
Disciplina 12: Metodologia Científica: 24 horas
Disciplina 13: Aquisição da linguagem e processos lógico-matemáticos: 36 horas
Disciplina 14: Avaliação e diagnóstico psicopedagógico: 48 horas
Disciplina 15: Entrevista no contexto psicopedagógico: 12 horas
Disciplina 16: Linguística aplicada a psicopedagogia: 24 horas
Disciplina 17: Aprendizagem e contexto sócio-familiar: 12 horas
Disciplina 18: Avaliação do desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional e o vínculo com o aprender: 12 horas
Disciplina 19: Comportamento e inclusão social: 12 horas
Disciplina 20: Dificuldades Escolares: 24 horas
Disciplina 21: Dimensões Teórico-Técnicas da Inclusão: 12 horas
Disciplina 22: Espaços lúdicos: 12 horas
Disciplina 23: Produção do conhecimento em Psicopedagogia: 12 horas
Disciplina 24: O desenvolvimento de Habilidades Sociais no contexto educativo: 24 horas
Disciplina 25: Práticas de Teatro e Jogos Lúdicos no atendimento educacional: 12 horas
Disciplina 26: Desenvolvimento psicomotor e Implicações na Aprendizagem: 24 horas
Disciplina 27: Estágio Supervisionado no contexto Institucional: 36 horas de orientação, 39 horas práticas
Disciplina 28: Estágio Supervisionado no contexto Clínico: 36 horas de orientação, 39 horas práticas

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

 
R$ 50,00 (cinquenta reais) – pagamento por meio de boleto bancário, emitido no ato da inscrição e pagável no sistema bancário até a data do vencimento.


Prof.ª M.ª Ana Carla Vieira - Currículo Lattes

atendimentopos@unisagrado.edu.br 

(14) 2107-7112 / 2107-7034

pos@unisagrado.edu.br 

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 24/01/2020.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2020 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro