O Curso de Especialização em Psicopedagogia encontra-se há quase duas décadas entre as mais procuradas e numerosas formações lato sensu. O projeto pedagógico da Pós-Graduação em Psicopedagogia do UNISAGRADO é pautado nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para este nível de ensino, na Resolução CNE/CES n. 1 de 2018, e nos documentos e referências publicados pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP). O foco desta pós-graduação é habilitar educadores a compreender de forma multidimensionada o fenômeno da aprendizagem, no encontro dessa ciência interdisciplinar, e agir sobre o mesmo com capacidade técnica e humana, transformando processos educativos falhos, em eficientes. Por meio do contato com profissionais docentes da Psicologia, Linguística, Neurociências, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicopedagogia, os múltiplos conhecimentos que se propõe a explicar este complexo fenômeno de aprendizagem, são apresentados e discutidos criticamente.
Curso:
Pós em Psicopedagogia
Mensalidade:
R$ 381,44
Valor com desconto de pontualidade:
R$ 343,30
Valor com desconto para parceiros:
R$ 324,22
Valor com desconto para egressos:
R$ 305,15
Para saber quais Empresas já possuem parceria com o UNISAGRADO: ACESSE AQUI!
Envie um e-mail para dicom@unisagrado.edu.br que entraremos em contato.
Quinzenal - Sexta-feira 19h às 22h15 - Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h
Prof.ª Dra. Juliana Mantovani - Currículo Lattes - psicopedagogia@unisagrado.edu.br
O psicopedagogo dedica-se ao estudo dos processos de aprendizagem de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com foco em situações de dificuldades de aprendizagem. A partir dos conhecimentos de áreas como a Psicologia, Neurociências, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Fonoaudiologia, Linguística, Terapia Ocupacional e da própria Psicopedagogia, o profissional avalia e intervém em diversos contextos, como escolas, hospitais, organizações, centros comunitários, consultórios públicos ou particulares.
Geral
Desenvolver habilidades teóricas, metodológicas, práticas, críticas e éticas, para que atuando enquanto Psicopedagogos, os profissionais possam promover processos de Ensino-Aprendizagem eficazes nos níveis preventivos, interventivos e de reabilitação educacional.
Específicos
• Descrever o fenômeno da Aprendizagem em suas diversas interfaces, por meio de estudos e aulas teóricas;
• Aprimorar o pensamento crítico com relação ao Ensino, à Aprendizagem e ao Desenvolvimento Humano, considerando seus aspectos biológicos, históricos, sociais, culturais e econômicos;
• Desenvolver habilidades de avaliação psicopedagógica em múltiplos contextos, tanto por meio das aulas teóricas, quanto por meio dos estágios clínico e institucional;
• Realizar planejamentos e intervenções psicopedagógicas nos módulos teóricos e de estágio, atuando sobre o Ensino e a Aprendizagem;
• Produzir dados científicos, contribuindo para o aprimoramento da Psicopedagogia.
A avaliação é realizada no contexto de cada disciplina, a partir dos conhecimentos e habilidades previstas em seus respectivos planos de ensino. Por meio de trabalhos, provas e pesquisas realizadas nas aulas, a avaliação contínua é sintetizada, no momento de finalização de cada módulo, com uma nota entre 0 e 10 pontos, sendo 7 o escore mínimo para aprovação. Ao final do curso, o aluno terá finalizado as práticas de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional, cujas documentações descrevem as habilidades específicas e éticas a serem desenvolvidas, e por fim, irá socializar no evento denominado Fórum de Psicopedagogia, o artigo científico desenvolvido ao longo do curso.
Graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Licenciaturas.
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
MÓDULO 1 - Fundamentos Teórico-Práticos da Psicopedagogia |
|
Fundamentos da Psicopedagogia | 12 |
Ética em Psicopedagogia | 12 |
Atuação do Psicopedagogo no Cotidiano da Instituição e sua colaboração à Gestão Escolar |
12 |
Educação e Sociedade | 12 |
Total | 48 |
MÓDULO 2 - Conhecimentos Básicos Multidisciplinares |
|
Neurociência e Psicopedagogia | 24 |
Processamento auditivo | 12 |
Desenvolvimento psicomotor e Implicações na Aprendizagem | 24 |
Cognição e aprendizagem | 12 |
Total | 72 |
MÓDULO 3 - Desenvolvimento e Aprendizagem Humana |
|
Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem | 36 |
Psicologia no contexto psicopedagógico | 12 |
Linguística aplicada à psicopedagogia | 24 |
Dimensões teóricas e técnicas da inclusão | 12 |
Total | 84 |
MÓDULO 4 - Varáveis da Aprendizagem e Produção do Conhecimento |
|
Metodologia científica | 36 |
Aquisição da linguagem | 24 |
Processos lógico-matemáticos | 24 |
Aprendizagem e contexto sócio-familiar | 12 |
Total | 96 |
MÓDULO 5 - Práticas Interventivas Psicopegagógicas |
|
Dificuldades escolares | 24 |
O desenvolvimento de Habilidades Sociais no contexto educativo | 12 |
Espaços Lúdicos | 12 |
Práticas de teatro e jogos lúdicos no atendimento educacional | 12 |
Total | 60 |
MÓDULO 6 - Avaliação Psicopedagógica |
|
Avaliação do Desenvolvimento Afetivo, Cognitivo e Emocional e o Vínculo com o Aprender |
12 |
Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico I | 12 |
Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico II | 12 |
Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico III | 24 |
Total | 60 |
MÓDULO 7 - Estágios Supervisionados |
|
Supervisão em Estágio no Contexto Clínico | 45 |
Prática de Estágio no Contexto Clínico | 45 |
Supervisão em Estágio no Contexto Institucional | 45 |
Prática de Estágio no Contexto Institucional | 45 |
Total | 180 |
|
|
Carga Horária Total |
600 |