Facebook Pixel Fallback

Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral (Ênfase em Dentes Retidos)

  • Titulação

    Aperfeiçoado
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    05 meses
  • Área

    Ciências da Saúde

O Curso

O Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral do UNISAGRADO tem como objetivo iniciar cirurgiões dentistas na área da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, assim como transmitir à aqueles que já militam nesta especialidade novos conhecimentos e aprimoramento na área. É enfatizado neste programa o desenvolvimento clínico e cirúrgico, assim como é meta que os selecionados desenvolvam trabalhos de pesquisa clínicos e/ou científicos associados a outros alunos e professores do UNISAGRADO. A participação em conclaves científicos da odontologia, da especialidade, com a apresentação de trabalhos e consequente publicação, e o preparo dos alunos deste curso para outros programas de pós-graduação nesta ou em outras áreas afins será também um objetivo deste curso.

Período do curso: Semanal - Período integral - Às terças-feiras (8h semanais)

Atividades

  • Aulas Teóricas
  • Aulas Práticas (Ambulatórios clínico e cirúrgico no UNISAGRADO e em Hospitais)
  • Pesquisas experimentais, laboratoriais e clínicas. 

Coordenação

Prof. Dr. Marcelo Salles Munerato
Currículo Lattes

Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso
Currículo Lattes

Investimento

Consulte aqui

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

Ao final do curso o aluno estará apto a exercer suas atividades em ambientes clínicos e ambulatoriais, obtendo competências como Conhecimento e aplicação de procedimentos em biossegurança à saúde; Realização da anamnese dos pacientes para estabelecimento de diagnósticos; Preparação do campo operatório, dentro dos princípios de biossegurança, nas funções de cirurgião e auxiliar; Preparação e condução adequada do paciente nos períodos pré, trans e pós-operatório; Manipulação eficiente do instrumental apropriado, operando com eficiência as técnicas exodônticas, tanto simples, complexas ou múltiplas, além de extrações de dentes não irrompidos não complexas; Prescrição medicamentosa aos pacientes, no pré, trans e pós-operatório cirúrgico.

Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) em 2004. Participou do Programa de Prática Profissionalizante em Cirurgia Bucal da FOB/USP no período de 2005-2007. No período de 2007-2009, realizou o Mestrado na área de Estomatologia, na FOB/USP e, no período de 2009-2013, Doutorado na área de Estomatologia na FOB/USP, com estágio sanduíche no Institute of Biomaterials and Biomedical Engineering na University of Toronto, durante 9 meses. Em 2015 realizou o Pós-doutorado na FOB-USP. Atualmente, é docente nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatopatologia, no Curso de Odontologia, na UniSagrado, Bauru, SP.
Tempo de casa 6 Anos e 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Cirurgião Dentista formado pela Universidade do Sagrado Coração (Bauru/SP) em 2000. Mestre em Odontologia na Área de Concentração Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração em 2005. Doutor em Biologia Oral na Área de Concentração Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração em 2016 com a tese intitulada: Avaliação do reparo de defeitos ósseos em calvária de ratos preenchidos com diferentes biomateriais e sua influência na qualidade do tecido ósseo neoformado. Concluiu a Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração em 2002. Possui Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Conselho Federal de Odontologia em 2005. Atualmente é professor da graduação (Odontologia) e pós-graduação (Biologia Oral - Mestrado e Doutorado) do Centro Universitário Sagrado Coração/ Bauru-SP, Brasil. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomateriais, Implantes Dentários e Reabilitação Oral.
Tempo de casa 3 Anos e 8 Meses

Informações Adicionais

Gerais:
Capacitar em nível de Aperfeiçoamento, Cirurgiões Dentistas na área de Cirurgia e Traumatologia BMF, abordando temas como a Execução de exodontia de dentes irrompidos ou não irrompidos de variável complexidade, dentro dos princípios de biossegurança; Tratamento de forma conservadora de dentes não irrompidos, bem como diagnósticos de patologias sinusais, cistos dos maxilares, tumores odontogênicos e não odontogênicos benignos, além de noções de odontologia em âmbito hospitalar e cirurgia oral maior (cirurgias relacionadas ao tratamento cirúrgico de pacientes portadores de deformidades faciais esqueléticas).

Específicos:

  • Realizar cuidadosa avaliação pré-operatória do paciente, solicitando e interpretando exames complementares, assim como interagindo com outras especialidades.
  • Assumir postura e atitude éticas em ambiente profissional, respeitando os princípios de biossegurança.
  • Preparar o campo operatório, dentro dos padrões de assepsia e antissepsia, nas funções de cirurgião e auxiliar.
  • Aplicar o conhecimento das estruturas anatômicas de interesse para realizar os procedimentos cirúrgicos para tratamento cirúrgico radical (extração) e conservador de dentes não irrompidos de variável complexidade.
  • Diagnosticar patologias sinusais, cistos e tumores odontogênicos e não odontogênicos benignos dos maxilares.
  • Reconhecer o paciente portador de deformidade dentofacial esquelética.
  • Realizar cirurgias orais menores de variável complexidade, em ambiente ambulatorial.

A avaliação será realizada por meio de um processo contínuo envolvendo o desenvolvimento nas atividades teóricas, pré-clínica e atividade clínica. Torna-se muito importante que o aluno seja aprovado nos quesitos de frequência.

O aluno deve ter como pré-requisito o conhecimento de princípios de técnica cirúrgica, anestesiologia e exodontia. O conteúdo programático oferecido no aperfeiçoamento é o mesmo das disciplinas oferecidas na graduação. No Estágio supervisionado em Clínica Cirúrgica, serão abordados assuntos mais complexos sobre Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO*: Até dia 29/02/2020, na página do curso no site do UNISAGRADO. *INSCRIÇÃO ONLINE

PROCESSO SELETIVO: Dia 03/03/2020 (segunda-feira) às 09hs, na Pós-Graduação do UNISAGRADO.

AVALIAÇÃO DO CANDIDATO: Prova teórica com questões objetivas e dissertativas, entrevista e análise de Curriculum Lattes*.

*Na data do processo seletivo, o candidato deverá trazer uma cópia do Currículo Lattes atualizado.

NOTA DE CORTE: 7,00.

LOCAL: Pós-graduação - Bloco L do UNISAGRADO.

INICIO DO CURSO: 04/03/2020 às 08hs.

TÉRMINO DO CURSO: 25/08/2020.

VAGAS DISPONÍVEIS: 06 vagas.

PERIOCIDADE: Semanal (8h semanais/ terça-feira – período integral).

CARGA HORÁRIA TOTAL: 180hs.

Graduados em Odontologia.

  • Cirurgia Buco Maxilo Facial I – Atividade teórica e clínica (04 horas semanais)
  • Cirurgia Buco Maxilo Facial III – Atividade teórica e clínica (04 horas semanais)
  • Ambulatório de Cirurgia e Ambulatório de Estomatopatologia – Atividade clínica (4 horas semanais)

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

 
R$ 50,00 (cinquenta reais) – pagamento por meio de boleto bancário, emitido no ato da inscrição e pagável no sistema bancário até a data do vencimento.

Telefone: (14) 2107-7000
WhatsApp: (14) 99825-8771
E-mail: atendimento@unisagrado.edu.br 

VISITE AS REDES SOCIAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO

Facebook   Instagram

Tire suas dúvidas com nossos consultores

© 2020 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro