Pós em Língua Portuguesa e Literatura

Titulação: Especialista

Duração: 22 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 360 horas

Período: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sobre o Curso

O curso tem como proposta oferecer um panorama amplo da língua portuguesa e suas literaturas, apresentando recursos e oportunizando ao aluno a ampliação de conhecimentos que lhe permitam uma compreensão moderna e dinâmica do fenômeno linguístico, bem como compreensão da arte literária como um fenômeno em íntima articulação com as demais artes e com a vida social.

Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 22 Anos e 1 Mes
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade), colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública), professora/pesquisadora Adjunto II da Universidade do Sagrado Coração, professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, cultura popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, amor e sexualidade, grafites, literatura, teoria da História e educação.
Tempo de casa 11 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 23 Anos e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração de Bauru há 22 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de reconhecimento de curso EAD). Atua também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/USC) ocupando a função de presidente desde agosto de 2014. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. É Coordenadora Pedagógica da Universidade do Sagrado Coração desde agosto de 2013. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Tempo de casa 24 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Literatura Inglesa pela Emporia State University, EUA (1995). Atualmente é professora assistente da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno.
Tempo de casa 28 Anos e 6 Meses

Recursos Disponíveis

  • Laboratório Multidisciplinar para as licenciaturas
  • Laboratório de Teatro
  • Outros Recursos: O curso de especialização em Língua Portuguesa e Literatura usufrui da excelente infraestrutura proporcionada pela Instituição para atividades de caráter geral. Conta também com o NUPHIS – Núcleo de Pesquisa e História dedicado à preservação do patrimônio histórico-cultural-regional e aberto aos estudantes que necessitem elaborar pesquisas em nível histórico-cultural-regional.
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Lanchonetes
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas
  • Aulas Práticas
  • Produção Científica
  • Viagens Técnicas.

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

O mercado de trabalho para os profissionais que trabalham com língua portuguesa e literatura apresenta atualmente um leque de opções além do magistério. O curso amplia as perspectivas mercadológicas, abrindo outros caminhos de atuação, tais como assessoria de língua portuguesa em empresas e pesquisa literária. Além disso, a área também conta com inúmeros programas stricto sensu nos quais os alunos com o título de especialista podem ingressar a fim de poderem se dedicar à carreira acadêmica e ao ensino em instituições de nível superior.


Informações Adicionais

Geral

Promover a ampliação do conhecimento e o aprofundamento da pesquisa nas áreas de língua portuguesa e suas literaturas; promover a compreensão da arte literária como um fenômeno em íntima articulação com as demais artes e com a vida social.

A avaliação é global, contínua e processual, não se restringindo a uma ou algumas atividades durante o desenrolar do processo pedagógico, devendo ser enfatizado o caráter formativo e orientador da avaliação.

São três as dimensões para que o aluno seja aprovado: frequência, avaliação modular e trabalho de conclusão de curso (TCC), devendo ser aferidos individualmente, mas de forma indissociável entre si.

Os docentes possuem ao seu alcance um sistema avaliatório composto de diversos instrumentos de aferição dos conhecimentos adquiridos pelo discente ao longo de cada um dos módulos cursados, a serem aplicados de acordo com a didática de ensino empregada pelo professor.

Diversificar o método de avaliação significa um importante avanço pedagógico nos cursos de especialização, na medida em que os docentes passam a verificar, de forma contínua e efetiva, a verdadeira situação acadêmica do discente no que se refere à quantidade e à qualidade das informações por ele apreendidas. A seguir, são apresentadas algumas formas de avaliação do aluno:

  • Trabalhos - Elaborados por escrito, individualmente ou em grupo, de acordo com os temas previamente fornecidos pelos professores, mediante uma abordagem científica e organizada precedida da necessária pesquisa;
  • Seminários - Realizados em sala de aula, individualmente ou em grupo, sob a orientação presencial dos professores, tratando de determinados assuntos previamente designados, por meio de debates e discussões com os demais alunos;
  • Microensino: Realizado em sala de aula, individualmente ou em grupo, sob a orientação presencial e a distância dos professores, como uma metodologia pedagógica para a formação e o desenvolvimento de competências docentes, promovendo o treinamento de habilidades de ensino, discussões sobre desempenho e autocrítica.
  • Participação do Aluno - Representa efetivamente a atuação do discente mediante as diversas atividades desenvolvidas, incluindo a opinião, o questionamento, a análise crítica e o debate ao longo do curso.
  • Prova Escrita - Trata-se de uma avaliação aplicada individualmente, em sala de aula e em data marcada, realizada de acordo com a matéria indicada pelo professor.

Estão aptos a se matricular aqueles que apresentarem diploma de conclusão de curso em nível superior, em qualquer área.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura é destinado a graduados em Letras, Pedagogia e outras licenciaturas, profissionais da área de comunicação e pessoas interessadas tanto no processo educativo quanto no fenômeno cultural.

Disciplinas e Carga Horária

  • Análise do Discurso - 24h
  • Gramática do Cotidiano - 16h
  • Leitura, Produção e Interpretação de Textos - 24h
  • Teorias e Crítica Literária - 24h
  • Revisão Textual - 16h
  • Literatura Brasileira Contemporânea - 24h
  • Teatro Brasileiro - 24h
  • Semiótica - 24h
  • Linguística Textual - 24h
  • Literatura Portuguesa Contemporânea - 24h
  • Literatura e História - 24h
  • Literatura e Psicanálise - 24h
  • Literatura Africana Contemporânea - 24h
  • Literatura e as Linguagens de Mídia - 16h
  • Literatura e Estudos Culturais - 24h
  • Literatura Comparada - 16h
  • Seminários Avançados em Língua Portuguesa e Literatura - 8h

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

 
R$ 50,00 (cinquenta reais) – pagamento por meio de boleto bancário, emitido no ato da inscrição e pagável no sistema bancário até a data do vencimento.

Prof.ª M.ª Valéria Biondo - Currículo Lattes

atendimento.prppg@usc.br

(14) 2107-7112 / 2107-7034

latosensu.prppg@usc.br

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 20/09/2019.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro