Facebook Pixel Fallback

Pós em História, Cultura e Poder

  • Titulação

    Especialista
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    22 meses
  • Área

    Ciências Humanas e Sociais
  • Carga horária

    360 horas

O Curso

O curso de Especialização em História, Cultura e Poder iniciou-se em 2014 com o propósito de aprofundar temáticas relacionadas às manifestações culturais e às relações de poder estabelecidas nas diferenças étnicas, econômicas, religiosas, jurídicas e culturais constituídas em tempos e espaços históricos diversos. Preocupa-se em destacar a importância de fontes escritas e arqueológicas para a construção de identidades e de memórias individuais e coletivas e os embates nas definições dos lugares sociais e na construção e preservação das diferentes memórias. Também discute as redefinições dos métodos da escrita histórica e a renovação do Ensino de História e de seu compromisso social.

Curso:
Pós em História, Cultura e Poder

Mensalidade:
R$ 357,56

Valor com desconto de pontualidade:
R$ 321,80

Valor com desconto para parceiros:
R$ 303,93

Valor com desconto para egressos:
R$ 286,05

• Alternativa Sistemas
• Approach
• Boulevard Shopping
• BOY SERVICE INDÚSTRIA E COMERCIO DE MAQUINAS LTDA (G4 Máquinas)
• Cocreare Soluções Digitais LTDA.
• Colégio São Francisco
• Ecovita
• FRCLOG Logística e Transportes
• Kimetais
• LECOM
• NEW WAY
• Novos Líderes (Serviços Empresariais)
• Nutrisaúde Alimentação e Serviços Ltda.
• Origem do Brasil
• Palamin - Gráfica
• Register Manutenção - STAR Automação
• Sorri Bauru
• Tiliform
• Traço Comunicação

Período

Quinzenal - Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h

Como se matricular

  1. Escolha o curso
  2. Acesse a ficha de inscrição (Quero me inscrever – Inscreva-se)
  3. Preencha o cadastro
  4. Faça sua pré-matrícula aceitando os termos do contrato
  5. Efetue o pagamento da 1ª parcela do curso
  6. Pronto, você está matriculado.
  7. Caso não tenha efetuado o upload dos documentos durante o processo de matrícula, os envie digitalizados para: atendimento@unisagrado.edu.br, informando o curso que se inscreveu. Egresso do UNISAGRADO não precisa enviar nenhuma documentação.
    1. RG
    2. CPF
    3. Diploma da Graduação

Coordenação

Prof.ª Dra. Lourdes M. G. Conde Feitosa- Currículo Lattes - historiaculturapoder@unisagrado.edu.br

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

Especializar profissionais das áreas de História, Geografia, Pedagogia, Letras, Artes, Jornalismo, Filosofia, Turismo, Relações Internacionais, Relações Públicas, Arqueologia e Ciências Sociais para trabalharem nas áreas da educação Superior e Básica da rede pública ou privada de ensino, de conservação patrimonial em museus, arquivos e laboratórios voltados às questões educativas. Ademais, busca atender os profissionais que atuam na sociedade civil, dando-lhes condições para compreender os embates e as relações de poder estabelecidas no espaço social e discursivo e o papel dos indivíduos no processo de construção social.

Informações Adicionais

Geral

Preparar e subsidiar o pós-graduando em História e áreas afins em suas atividades profissionais, através de complementação teórica, suporte metodológico e práticas pedagógicas.

Específicos

Propiciar que o pós-graduando amplie os seus conhecimentos em temas históricos e de teoria da História, com foco nas relações culturais e de poder. Inseri-lo no universo da pesquisa, desenvolvendo noções de organização documental e de produção do conhecimento científico. Qualificar esses profissionais para o uso de documentos materiais e literários, para discussões teórico-metodológicas, análise crítica das relações sócio-históricas e para a escrita de textos acadêmicos que contribuam com o avanço do saber científico. Estimular a construção do conhecimento como quesito diário do processo ensino-aprendizagem.

• Discussão dos textos indicados sobre a alimentação na Ásia e a escrita de um pequeno artigo sobre "Os sabores do al-Andalus".

• Análise do filme "Desmundo" a partir da leitura dos textos indicados. Elaboração de um texto como síntese das leituras recomendadas, dos documentos e das gravuras analisadas.

• Seminário sobre a formação e desenvolvimento da televisão em países da América Latina e a entrega de um texto, simples e objetivo, individual, buscando relacionar o seu tema de Seminário Dirigido com as ideias debatidas em sala, e, na medida do possível, com o os nossos dias.

• Texto escrito sobre Metodologia Científica, realizado a partir de algumas questões propostas e da leitura dos textos apontados e e dos temas abordados nas discussões em sala de aula.

• Elaboração de aula sobre um grupo indígena escolhido pelo aluno, com no máximo 3 laudas, destacando suas características gerais e apresentação ao final, como exemplo, de um traço específico sobre sua cultura. Seja uma narrativa, um ritual, prática etc. Participação na visita guiada ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara e ao sítio arqueológico Boa Esperança II.

• Participação nas discussões e elaboração de uma aula utilizando um dos recursos tecnológicos relacionado ao conteúdo curricular de História. Elaboração e apresentação da proposta.

• Trabalho escrito acerca dos textos discutidos sobre História Medieval Escandinávia.

• Discussão de textos sobre Patrimônio Público e participação na visita técnica ao Centro de São Paulo (Ed. Martinelli, Promenade Largo São Bento até o Largo de São Francisco - Análise dos Edifícios; Mercadão Central e Sala São Paulo)

• Elaboração de resenha crítica com no mínimo 40 linhas e no máximo 80 linhas, sobre um texto pesquisado pelo aluno que tenha sido produzido por um historiador brasileiro e trate de temas culturais.

• Monografia que relacione as discussões e textos discutidos na disciplina de Arqueologia Pública com o projeto específico de pesquisa (de 4 a 5 páginas). Resenha do conjunto de textos discutidos na disciplina.

• Atividade prática, em grupo, no Centro de Documentação: A imprensa de Bauru na semana do golpe.

• Elaboração de um texto tendo como referência uma notícia do cotidiano utilizando a instrumentalização teórica desenvolvida na disciplina de História do tempo presente e comunicação no mundo contemporâneo.

• Elaborar um mapeamento do centro da cidade de Bauru, dando ênfase à região do "Calçadão da Batista".

Ser graduado em História ou em áreas afins.

Graduados em História, Geografia, Pedagogia, Artes, Jornalismo, Filosofia, Turismo, Arqueologia, Ciências Sociais e/ou interessados em consolidar conhecimentos sobre a história e ensino, cultura e patrimônio, identidades e relações étnicas, de gênero e de poder, em sociedades atuais e do passado, portadores de diploma de licenciatura e/ou bacharelado.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (HORAS)

Arqueologia Pública 16
Religião na Contemporaneidade 16
História Pública e Patrimônio 16
Memórias, representações e narrativas sobre o passado 16
Interiorização do povoamento da província paulista 16
História da América, Política e Televisão: relações que tornaram possível o
surgimento da TV na América Latina
16
Recursos Tecnológicos no Ensino de História 16
História Medieval escandinava 16
A Religião Romana e o Culto Imperial 16
História do tempo presente e comunicação no mundo contemporânea 16
Retratos de um Brasil indígena 24
Corpo e Gênero no discurso científico entre os séculos XIX e XX 16
História das Cidades 16
Didática da História 16
História, Poder e Imprensa: os usos de periódicos na pesquisa sobre o Estado
Autoritário no Brasil (1964-1985)
16
História da Imprensa e do Jornalismo no Brasil 16
Patrimônio Histórico em Bauru 16
África e a história afro-brasileira 8
África e a história afro-brasileira 4
África e a história afro-brasileira 4
Gênero, Cinema e História 16
Questões de História Cultural 24
Raça, Ciências e Intelectuais no Brasil 16
Comunicação e Memória na era digital 8
Total Carga Horaria 360

VISITE AS REDES SOCIAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO

Facebook   Instagram

Tire suas dúvidas com nossos consultores

© 2021 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro