Pós em Antropologia e Patrimônio Cultural

Titulação: Especialista

Duração: 22 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 360 horas

Período: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sobre o Curso

O Programa de Especialização em Antropologia e Patrimônio Cultural cobre um leque amplo de objetos e de campos de investigação, buscando contribuir com o diálogo pedagógico, histórico, filosófico, sociológicos e afins em suas interfaces. Por tal se destina aos profissionais destas áreas, bem como a outros profissionais das ciências sociais e aplicadas, e a todos os interessados em aprofundar discussões dos fenômenos sociais/culturais.

Buscando uma aproximação dos campos tradicionais da ciência antropológica em diálogo com áreas afins, o curso privilegia o entendimento, no tempo e espaço, de processos de mudança que caracterizam a sociodiversidade através da trajetória de povos e comunidades tradicionais, novos grupos urbanos e demais coletividades humanas presentes, inclusive no ciberespaço. Propõe-se a formar especialistas em antropologia aptos a atuarem em conjunto com antropólogos, arqueólogos, professores, historiadores e profissionais ligados a outros campos do conhecimento.

Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 22 Anos e 1 Mes
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989) e graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1982). É especialista em Educação Escolar pela FAAP-INTEGRALE(maio de 2003-abril de 2005) e mestre em História Cultural na UNESP/Assis (2005-2008). Foi presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente. Foi membro do CODEPAC-Bauru, orgão de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Bauru, Estado de São Paulo. É professor do curso de História da Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru-SP. Estuda o Patrimônio Arqueológico Industrial na sua modalidade ferroviária, em especial o Patrimônio Ferroviário da cidade de Bauru - Estado de São Paulo.
Tempo de casa 8 Anos e 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade), colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública), professora/pesquisadora Adjunto II da Universidade do Sagrado Coração, professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, cultura popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, amor e sexualidade, grafites, literatura, teoria da História e educação.
Tempo de casa 11 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 23 Anos e 5 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1991), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e doutorado em andamento em História pela Universidade Estadual Paulista Campus de Assis. Atualmente é professor e coordenador do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru. No Ensino Médio é professor de História na Cooperativa Educacional de Lençóis Paulista, no Colégio Novo Anglo de Bauru e no Colégio Sistema Único em Bauru. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Imprensa, História Social da Cultura, História das Ciências, História da Psicanálise e História da Educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Tempo de casa 12 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração de Bauru há 22 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de reconhecimento de curso EAD). Atua também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/USC) ocupando a função de presidente desde agosto de 2014. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. É Coordenadora Pedagógica da Universidade do Sagrado Coração desde agosto de 2013. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Tempo de casa 24 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Cursando Doutorado em Comunicação pela UNESP, possui mestrado em Comunicação pela UNESP (2012) e graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Sagrado Coração (2005). Atualmente é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e docente da Universidade Sagrado Coração nos cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Teóricos da Comunicação, Criação e Produção em Multimídias, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Redação Publicitária e Criação e Produção Gráfica e Publicitária. É coordenador do projeto de extensão: Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - G-15, integrante do programa de extensão em Comunicação 3.0 da USC. É pesquisador do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade..
Tempo de casa 12 Anos e 7 Meses

Recursos Disponíveis

  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas
  • Conferências e Seminários
  • Visitas Técnicas
  • Grupo de Estudos
  • Produção de Artigos Científicos.

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

Tendo como área de concentração a Antropologia Sociocultural, a Especialização em Antropologia do UNISAGRADO, primeira do gênero em nossa região, atende às necessidades formativas dos professores da rede pública e particular de ensino, bem como às necessidades de especialistas na área antropológica.

Nesse sentido, o aluno egresso reunirá algumas competências técnicocientíficas de especialista na área antropológica, o que proporcionará a atuação em atividades de pesquisa, docência, possível produção de laudos, consultoria e assessoria, atividades de gestão do patrimônio cultural e educação sociocultural, atuação em ONGS e esfera pública.

Todas estas competências serão proporcionadas por meio de um contínuo diálogo entre teoria e prática, especialmente através da participação dos egressos em possíveis atividades complementares e projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes no programa de especialização.


Informações Adicionais

Geral

Formar especialistas na área de Antropologia que possam promover um diálogo profícuo com a realidade social de modo interdisciplinar por meio de ações: Pesquisa, Docência, Consultoria e Orientação.

Específicos

  • Compreender as dimensões naturais (bio), sociais (socio), psíquicas (psico), transcendentais da pessoa humana, investigando o processo da evolução humana
  • Contextualizar as dimensões que tomam a cultura humana e dialogar com suas expressões, analisando o processo de criação e de reprodução cultural e as relações entre o universo simbólico e a vida social, compreendendo o significado da cultura na constituição da personalidade e do modus operandi e vivendi do homem
  • Investigar as relações entre a ciência Antropológica e a Sociedade e o papel da Antropologia na discussão dos fenômenos sociais.

O curso conta com atividades curriculares modulares, aulas presenciais aos sábados, em média a cada 15 dias, conferências e seminários. Com uma estrutura semipresencial, destinamos todas as sextas-feiras para um trabalho orientado de leitura e produção acadêmica, que permitirá ao discente um aproveitamento melhor do próprio curso e de sua produção pessoal, por meio de conferências, troca de informações e debates usando o espaço virtual da internet (Metodologia Syllabus) para esta finalidade.
O aluno conta também com um trabalho de campo em várias disciplinas, com visitas a museus, reservas indígenas, etc.

Graduados nos cursos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, e Graduados em diferentes áreas que desejam desenvolver atividades correlacionadas às linhas de pesquisa propostas por este curso de Especialização.

Graduados nos cursos da área das Ciências Humanas e Ciências Sociais. Graduados em diferentes áreas que desejam desenvolver atividades correlacionadas às linhas de pesquisa propostas por este curso de Especialização. No decorrer do curso, o aluno desenvolverá competências nas áreas da pesquisa em Antropologia, bem como deverá empenhar-se na participação em eventos e na produção bibliográfica, além de escrever um artigo científico no final do curso. Espera-se, assim, que o Especialista em Antropologia formado possa atuar em instituições de pesquisa, no ensino básico e superior, bem como prestar assessorias diversas às instituições sociais e atividades correlatas à área.

Disciplinas e Carga Horária

  • Introdução à Antropologia - 16h
  • Antropologia Cultural - 16h
  • Antropologia da Alimentação no Brasil - 16h
  • Antropologia da Educação - 16h
  • Antropologia das Relações de Gênero - 16h
  • Antropologia das Religiões - 16h
  • Antropologia dos Grupos Étnicos Brasileiros e Etnologia Indígena - 24h
  • Antropologia e Meio Ambiente - 16h
  • Antropologia Forense e Pericial - 16h
  • Antropologia Literária - 16h
  • Antropologia Política – Poder e Sociedade - 16h
  • Antropologia Social - 16h
  • Antropologia Urbana - 16h
  • Antropologia Visual e do Ciberespaço - 16h
  • Arqueologia Patrimonial - 16h
  • Museologia - 24h
  • Patrimônio Cultural Brasileiro - 24h
  • Teorias antropológicas - 16h
  • Metodologia do Ensino Superior - 16h
  • Métodos e Técnicas da Pesquisa Antropológica - 16h
  • Seminários Avançados em Antropologia - 16h

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

 
R$ 50,00 (cinquenta reais) – pagamento por meio de boleto bancário, emitido no ato da inscrição e pagável no sistema bancário até a data do vencimento.

Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior - Currículo Lattes

atendimento.prppg@usc.br

(14) 2107-7112 / 2107-7034

latosensu.prppg@usc.br

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 20/09/2019.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro