Facebook Pixel Fallback

Relações Internacionais

  • Titulação

    Bacharel
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    3 anos
  • Período

    Noturno
  • Área

    Sociais

O Curso


VESTIBULAR
TENHO INTERESSE
TRANSFERÊNCIA
TENHO INTERESSE
DIPLOMADOS
TENHO INTERESSE
REINGRESSO
TENHO INTERESSE

Um curso dinâmico que oferece ao estudante a formação necessária para compreender o funcionamento do sistema internacional atual: isso é Relações Internacionais! Aqui, a graduação busca trabalhar disciplinas teóricas, indispensáveis no processo de formação internacionalista no Brasil, e práticas, através das simulações da ONU, OMC, União Europeia e negociações internacionais. Economia, ciência política, direito e empreendedorismo também são áreas estudadas ao longo do curso.

Avaliação do MEC: Nota 4
 MATRIZ CURRICULAR  CH (horas)
1º semestre  
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72
Gestão Estratégica de Negócios 72
Cidadania, Cultura e Política 72
Inserção Internacional da América Latina 72
Ciência Política e Relações Internacionais 72
Direito Internacional Público e Privado 72
2º semestre  
Teoria de Relações Internacionais I 72
Ética e Cultura Religiosa 72
Eletiva I 72
Antropologia 72
Estatística 72
Inglês Instrumental 36
Políticas Públicas e Desenvolvimento 36
3º semestre  
Teoria de Relações Internacionais II 72
Sociologia da Responsabilidade Social 72
Eletiva II 72
Princípios de Marketing 72
Direito Empresarial 72
Liderança e Inovação 36
4º semestre  
Pesquisa e Prática em Relações Internacionais 36
Empreendedorismo 72
Eletiva III 72
Economia Política Internacional 72
História da América, África e Ásia Contemporâneas 36
Análise de Política Externa e Diplomacia 72
História da Política Exterior do Brasil 72
Estágio 120
5º semestre  
Organizações Internacionais 72
Comércio Internacional 72
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 204
Segurança Internacional e Estudos Estratégicos 72
Trabalho de Conclusão de Curso 36
6º semestre  
História das Relações Internacionais 72
Comunicação e Expressão 72
Fundamentos de Economia 72
Fundamentos de Administração 72
Instituições de Direito 72
Fundamentos de Contabilidade 72

ANA CARLA LOTURCO


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com especialização pela Fundação Getulio Vargas EAESP-FGV-SP. Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Ampla vivência na área de Recursos Humanos, com mais de 33 anos de experiência, atuando em indústria e em prestadora de serviços, desenvolvendo carreira ascendente. Experiência em todas os subsistemas de RH, desde a área de Recrutamento e Seleção, Benefícios, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento, Administração de Pessoal, Segurança e Medicina do Trabalho e Qualidade, desde a definição de políticas e estratégias bem como implementação e gerenciamento das atividades pertinentes. Responsável por atividades em unidades locais e globais, desenvolvendo projetos e treinamentos no Brasil e no Exterior, tendo atuado também como Change Management em projetos Globais. Há 20 anos ministra aulas em Universidades (inclusive em cursos de Pós Graduação e MBA), assim como cursos de curta duração, em Recursos Humanos e Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001).

Tempo de casa: 1 ano e 8 meses

Claudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: Mestrado

Qualificação:
Bolsista em nível de Doutorado em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/USP/1992), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP/2002) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2010 coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores trabalhou junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Participa, como vice-coordenadora, do Grupo de Estudos Pítia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, criado em 2019. Desde 2012 passou a atuar como consultora em diversas iniciativas, entre elas o projeto "Memória Social nas Escolas", pela Fundação Joaquim Nabuco e ONU (2014/2015); o projeto e livro "Momentos e Memórias: Velhas Fazendas do Médio Tietê"; a gravação de 92 entrevistas de história oral do projeto "Memórias do Comércio: Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto" para o Museu da Pessoa/Sesc SP e o projeto e livro "Caminhos e Olhares: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica", para a SBGM. Também desde 2012 faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia. Em 2016 ingressou na Academia Bauruense de Letras, como membro efetivo, cadeira número 39 que tem como patrono o historiador Muricy Domingues. Em 2022 passou a fazer parte da UniSagrado, atuando como professora para diversos cursos, em especial as graduações em História e Publicidade.

Tempo de casa: 2 anos e 8 meses

Fabio Jose De Souza


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (FDB) e Especialista em Gestão e Formação de Educadores em Turismo pela Universidade do Sagrado Coração. Coordenador do Curso de Direito EaD, Professor e Tutor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Desenvolve estudos através de Iniciação Científica. Advogado atuante na Comarca de Bauru, bem como em outras do Estado de São Paulo. Membro da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo. Membro da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio. Consultor Jurídico na Múnace Consultoria Empresarial, atuando com consultorias e projetos de adequação de empresas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Tempo de casa: 26 anos e 2 meses

Fernanda Cortegoso de Oliveira Frascareli


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2011). Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2014). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2021). Trabalhou na empresa Ajinomoto do Brasil (2009-2011) e Ebara Brasil (2011-2012). Fez parte do quadro docente do Departamento de Engenharia de Produção da Anhanguera e participou da Comissão Interna para aprovação do curso de Engenharia de Produção pelo MEC (2018). Leciona disciplinas como professora substituta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção (UNESP/2104-2015) (UNESP/2016-2018) (UNESP/2019). Também leciona na Centro Universitário do Sagrado Coração para cursos de Engenharias e Administração (USC/2019). Professora do MBA Gestão Empresarial na Faculdade Unitoledo (Araçatauba) (2019) e da Pós Graduação em Gestão de Projetos na Universidade do Sagrado Coração (2019/2020).

Tempo de casa: 5 anos e 8 meses

Fred Aparecido Matano


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Ciências Econômicas - Instituição Toledo de Ensino ITE (1986), especialização em Administração (latu-sensu) pela FAAP SP (1992) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente)stritu-sensu) pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA (2006). Atualmente é professor universitário no Centro Universitário do Sagrado Coração - UNISAGRADO. Tem experiência como Professor Universitário desde 1992 lecionando nas áreas Econômica/Contábil/Financeira/Administrativa.

Tempo de casa: 9 anos e 3 meses

LETICIA RIZZOTTI LIMA


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Docente de Relações Internacionais no UNISAGRADO. Doutoranda e Mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) na área de concentração Paz, Defesa e Segurança Internacional. Durante o mestrado o projeto da pesquisa foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), bem como o período como Visiting Research Fellow na Fordham Law School - New York (2019). Graduada pelo curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista Santander Universidades: Bolsa Luso-brasileira para Universidade de Coimbra (2015-16).Bolsista PIBIC/CNPq (2014-2015). É membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Gedes/PPGRI STD) e também realiza atividades no Grupo Conflitos Armados, Massacres e Genocídios (Unifesp/CNPq). Participa do Projeto de Extensão Realidade Latino-americana desde 2015, tendo realizado trabalho de campo em Bolívia, Peru e Cuba. Compõe o corpo docente do Projeto de Extensão Curso Temas Contemporâneos de Política Internacional (PPGRI STD). Sócia da International Studies Association (ISA), da Latin American Studies Association (LASA), da International Political Science Association (IPSA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Tem foco em temas relacionados à governança global contemporânea sobre questões de segurança internacional e direitos humanos.

Tempo de casa: 2 anos e 2 meses

LUIS FABIANO DOS SANTOS BARBOSA


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2010), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004), Lato Sensu em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Pio XI e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontificia Universita Salesiana (2014). Pós-graduado em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela UNINTER (PR).

Tempo de casa: 2 anos e 1 mês

Maristella Pinheiro Cavini


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), em 2020 finalizou a Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado, Área de Ciências Extas, Humanas e Sociais) no Curso de Artes - licenciatura, ministrando as disciplinas específicas de Música do referido curso e também Métodos e Técnicas da Pesquisa (para os cursos de licenciatura e bacharelado) e Pesquisa da Prática Pedagógica/Estágio (para licenciaturas). Coordenou o subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC de 2014 a 2017 e integrou a equipe da Residência Pedagógica Interdisciplinar (Artes e Língua Portuguesa/Inglesa) do Unisagrado. Atualmente coordena o subprojeto multidisciplinar Artes, Educação Física e Pedagogia "As Cores que nos Cercam" também do Programa Residência Pedagógica. Foi tutora virtual (2007 a 2009) e professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2 (2009 a 2011) o que proporcionou a publicação de dois Guias de Estudo pela EDUFSCar: "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII" e "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde o século XVIII até os dias atuais". Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia e na área de Educação (Educação Musical, EaD, educação remota).

Tempo de casa: 28 anos e 0

Nirave Reigota Caram


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.

Tempo de casa: 11 anos e 5 meses

PEDRO HENRIQUE MOTA DE CARVALHO


Nome do curso: Relações Internacionais

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP na Área de Concentração de Economia Política Internacional, com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba, com iniciação científica financiada pela CAPES (2012.2-2013.1 e 2013.2-2014.1). Pesquisador na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase nos temas de propriedade intelectual, desenvolvimento e difusão internacional de normas .

Tempo de casa: 2 anos e 8 meses

Somente noturno

VALORES DA SEMESTRALIDADE - 1º/2024
CALOUROS INGRESSANTES EM 2024
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 871,20- para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 917,05 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 5x (fevereiro a junho):
5x de R$ 1.045,44 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 1.100,46 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 4x (março a junho):
4x de R$ 1.306,80 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 1.375,58 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 4.952,08 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)

Valor total da semestralidade: R$ 5.502,31

*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.                                                                                                              

Edital 10/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 1º Semestre/2024 - Clique Aqui!

Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC – Nº 205 de 25/06/2020

Você como profissional

Um internacionalista é capaz de trabalhar nas mais diversas áreas, buscando sempre oferecer soluções estratégicas para os desafios internacionais do século 21. Pode exercer sua profissão nas Organizações Internacionais, como a ONU, OMC, OEA, União Europeia e Mercosul, e também está preparado para estabelecer relações internacionais para empresas nacionais, estrangeiras e multinacionais, analisando mercados, avaliando as oportunidades de negócios e participando de programas de cooperação e investimentos internacionais. A atuação no terceiro setor (ONGs e OSCIPs) também é uma possibilidade para os internacionalistas, assim como em consultorias de risco político e na área acadêmica, em pesquisa e docência.

Seu Futuro

Pensando no futuro e na medida em que a aproximação internacional aumenta em virtude dos meios de comunicação, o mercado de atuação do profissional de Relações Internacionais é cada vez maior e dinâmico. O Brasil tem ampliado constantemente sua representação no exterior, com um número crescente de Diplomatas e Cônsules trabalhando em centenas de países e organizações internacionais, assim como em empresas multinacionais brasileiras ou estrangeiras no Brasil.

Coordenação

Coordenação

Prof.ª M.ª Letícia Rizzotti Lima

Telefone: (14) 2107-7098

E-mail: ri@unisagrado.edu.br

Data da última atualização: 20/03/2024.*informações sujeitas a alterações

QUEM VIU ESTE CURSO, TAMBÉM VIU:

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro